sábado, 5 de dezembro de 2009
Amsterdão... o lugar onde a natureza e a cidade se encontram...
Se me pedissem... elegeria Amsterdão como a melhor capital europeia para se viver...
Não sendo uma cidade grande, é uma grande cidade onde os opostos se atraem, os conteudos se condensam, onde podemos usufruir de tudo o que uma capital nos tem para oferecer, sentindo-nos no conforto de um espaço urbano acolhedor, pensado à escala do humana e das suas necesssidades.
É a cidade de todos os concertos, o lugar onde as tournées mundiais marcam sempre a agenda dos acontecimentos e ainda o espaço em que os cidadãos se organizam e fazem as coisas acontecer. Tratam-se de pequenas iniciativas que fazem toda a diferença e que nos fazem sentir que podemos interagir com e na cidade.
Quando aterrei em Schippoll com o meu namorado e com os meus amigos Tiago e Sónia, confesso que esperava uma cidade completamente diferente... indevidamente Amsterdão é conhecida mundialmente pelos seus Coffee Shops, pelo Red Light District e pela liberdade sexual, ou melhor, homosexual, que se vive na cidade. Mas Amsterdão é muito mais do que isto, e é muito redutor pensar na cidade nestes termos.
O facto de, as drogas leves e a prostituição serem legais e de as pessoas poderem expressar as suas opções sexuais nas ruas da cidade sem que sejam rotuladas por isso, não tomou conta da cidade, não a absorveu e não se sobrepôs à atmosfera urbana leve e conservadora que a cidade tem e sempre teve. Todas essas " liberdades " integraram-se na cidade e fazem parte dela de uma forma subtil, sem a esmagar ou constranger. Amsterdão é uma cidade leve, uma " pequena aldeia " como dizem os Holandeses, uma cidade com uma magia unica, um lugar onde o espaço urbano e a natureza se encontram, partilham e convivem num mesmo ponto geografico. Confesso que sou apaixonada pelos parques da cidade, pelas arvores e pela natureza que está presente em todas as ruas, em todos os bairros, em toda a cidade. E, como se ainda não bastasse, temos o elemento àgua que se derrama pelos canais e transforma a cidade na Veneza dos Paises Nordicos.
Para quem ainda não visitou...é urgente comprar uma passagem !!!
Uma das primeiras coisas que se devem fazer quando queremos viver numa cidade como Amsterdão é comprar uma bicicleta...
As bicicletas são o principal meio de transporte da cidade, faça chuva ou faça sol, os habitantes da cidade e os turistas deslocam-se neste meio de transporte barato, 100% não poluente, excelente para o exercicio fisico e optimo para a carteira...
Toda a cidade está adaptada para as bicicletas, ciclovias, semaforos, sinalética e estacionamento em todo o lado... embora por vezes seja dificil encontrar um...
As bicletas fazem parte da vida dos Holandeses desde que nascem até idades mais maduras e é ver as mães com os seus filhos nos atrelados de madeira, homens de fato e gravata que pedalam para o trabalho, muitos jovens e já velhotes se deslocando neste meio de transporte!!!
Não é uma boa ideia comprar uma boa bicicleta em Amsterdão por se tratar do objecto mais roubado na cidade. É melhor adquirir uma que não dê nas vistas, quer se encontre estacionada em frente de casa ou no centro da cidade, porque desaparecem em todos os lugares e a todas as horas...
É uma boa opção comprar uma bicicleta em 2ª mão quer pelo preço ( podem variar entre os 70 a 100 € ) quer pela segurança que nos dá possuir um objecto pouco cobiçado...mesmo assim um bom cadeado e trancá-las sempre que paramos ( nem que seja para tirar uma foto ) é mais do que necessário...
E com muitas saudades da minha Julieta...que espera por mim...desejo-vos umas boas pedaladas pela capital europeia das bicicletas!!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)