sábado, 5 de dezembro de 2009

Amsterdão... o lugar onde a natureza e a cidade se encontram...

Se me pedissem... elegeria Amsterdão como a melhor capital europeia para se viver...
Não sendo uma cidade grande, é uma grande cidade onde os opostos se atraem, os conteudos se condensam, onde podemos usufruir de tudo o que uma capital nos tem para oferecer, sentindo-nos no conforto de um espaço urbano acolhedor, pensado à escala do humana e das suas necesssidades. 
É a cidade de todos os concertos, o lugar onde as tournées mundiais marcam sempre a agenda dos acontecimentos e ainda o espaço em que os cidadãos se organizam e fazem as coisas acontecer. Tratam-se de pequenas iniciativas que fazem toda a diferença e que nos fazem sentir que podemos interagir com e na cidade.
Quando aterrei em Schippoll com o meu namorado e com os meus amigos Tiago e Sónia, confesso que esperava uma cidade completamente diferente... indevidamente Amsterdão é conhecida mundialmente pelos seus Coffee Shops, pelo Red Light District e pela liberdade sexual, ou melhor, homosexual, que se vive na cidade. Mas Amsterdão é muito mais do que isto, e é muito redutor pensar na cidade nestes termos. 
O facto de, as drogas leves e a prostituição serem legais e de as pessoas poderem expressar as suas opções sexuais nas ruas da cidade sem que sejam rotuladas por isso, não tomou conta da cidade, não a absorveu e não se sobrepôs à atmosfera urbana leve e conservadora que a cidade tem e sempre teve. Todas essas " liberdades " integraram-se na cidade e fazem parte dela de uma forma subtil, sem a esmagar ou constranger. Amsterdão é uma cidade leve, uma " pequena aldeia " como dizem os Holandeses, uma cidade com uma magia unica, um lugar onde o espaço urbano e a natureza se encontram, partilham e convivem num mesmo ponto geografico. Confesso que sou apaixonada pelos parques da cidade, pelas arvores e pela natureza que está presente em todas as ruas, em todos os bairros, em toda a cidade. E, como se ainda não bastasse, temos o elemento àgua que se derrama pelos canais e transforma a cidade na Veneza dos Paises Nordicos. 
Para quem ainda não visitou...é urgente comprar uma passagem !!!

Sem comentários:

Enviar um comentário